Red Hat Partner
Amazon Web Services Partner
As máquinas virtuais são vantajosas em muitas situações, desde montar rapidamente um servidor para a rede local até possibilitar o uso de uma mesma área de trabalho e mesmos aplicativos em qualquer lugar. Os utilitários que permitem criar ou rodar uma máquina virtual, no entanto, normalmente exigem instalação e permissões de administrador. Por isso, o anúncio recente de versão portátil do VirtualBox, o utilitário de máquinas virtuais gratuito da Oracle, mereceu destaque. Confira como montar essa versão e rodar máquinas virtuais onde quer que esteja.
Comece baixando o utilitário para criação do VirtualBox portátil. Ele dispensa instalação. Ao rodá-lo, escolha a língua inglesa, pois a tradução para o português ainda está horrível. Note que ele permite fazer o download do VirtualBox com o clique de um botão. No entanto, essa operação não funcionou bem nos testes realizados por INFO Dicas. Assim, baixe manualmente o VirtualBox do site oficial.
Rode o utilitário VirtualBox Portable e clique no botão Search. Localize a versão baixada do VirtualBox e pressione Abrir na janela de pesquisa de arquivos do Windows. Depois, marque um dos itens logo abaixo, conforme a versão do Windows que é mais usada (32 ou 64 bits, sendo a primeira mais compatível com outros computadores, especialmente os mais antigos). Clique em OK e espere até o final da extração dos arquivos do VirtualBox. Clique, então, em Exit.
Para rodar o VirtualBox portátil, entre na pasta do utilitário de criação dessa versão e dê um clique duplo em Portable-Virtualbox. Note que aparecerá uma mensagem para que o VirtualBox seja fechado e executado novamente. Faça isso e pronto. É só levar os arquivos de máquinas virtuais no mesmo HD ou pen drive para poder rodá-los em qualquer lugar. Caso queira algumas opções para teste, a Oracle oferece máquinas virtuais com bancos de dados e servidores para download gratuito.
A configuração padrão do VirtualBox portátil é bastante restritiva, barrando conexões de rede e outros acessos nas máquinas virtuais em execução. Para mudar esses ajustes, clique com o botão direito do mouse no ícone do VirtualBox na área de notificação do Windows. Selecione Settings. Na janela que aparece, há guias para cada tipo de ajuste, desde USB, para permitir o acesso a essas portas pelas máquinas virtuais, até Network, que permite habilitar a conexão de rede. É só marcar o que for necessário, pressionar Save e reiniciar o Virtualbox portátil.
No related posts.
Receba nossas novidades
Cadastrar